(11) 4193—2832 / 4193—1775

Alameda Araguaia, 933, cj 66, Alphaville, Barueri

Habilitação com suspeita de fraude não pode ficar bloqueada indefinidamente

Habilitação com suspeita de fraude não pode ficar bloqueada indefinidamente.

 

No ultimo dia 24 de março a 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu manter a decisão do juiz de primeira instância da Capital Paulista para possibilitar a um motorista que teve sua Carteira Nacional de Habilitação Bloqueada por suspeita de Fraude no processo de habilitação o direito de renovar o documento, por falta de instauração de regular processo administrativo para se comprovar a fraude em questão.
 
A.F.M. impetrou mandado de segurança, pois após ter adicionado uma categoria a sua a habilitação, isso no ano de 2006, teve seu prontuário de habilitação bloqueado, por suspeita de irregularidade. Todavia, no ano de 2011, quando tentou renovar o documento foi impedido, sendo que, até a ocasião nenhum procedimento administrativo havia sido instaurado para apurar a dita irregularidade.
 
Na decisão a relatora entendeu que a sentença de primeiro grau merecia ser mantida. Consignou em sua decisão, que foi acompanhada pelos demais desembargadores, que a falta de regular processo administrativo ensejava que o bloqueio que deveria ser provisório acabava por se tornar definitivo diante da inércia do Detran/SP.

 

 
 
Clique aqui para ler o inteiro teor da decisão.